Por que o forte apoio do Manchester United contra o Porto desapareceu?

O Manchester United não venceu nenhum dos últimos 10 jogos nas competições europeias e não venceu nenhum dos últimos cinco jogos fora de casa. No entanto, todos os jogos fora de casa estão esgotados e o Porto está com excesso de inscrições para o jogo de quinta-feira da fase de grupos da Liga Europa.

No entanto, houve alguns lugares vazios na secção visitante, que tem capacidade para 2.500 espectadores, uma vez que os adeptos que tinham bilhetes não puderam entrar no estádio. Em vez de passar um dia nas margens do rio Douro, 180 adeptos da digressão oficial do clube passaram um dia no aeroporto de Manchester antes da viagem ser cancelada.

Conversamos com alguns dos que ficaram para trás. “Acordamos às 4h30 e estávamos no aeroporto de Manchester para fazer o check-in às 6h”, disse John Nield, que viaja com seu filho Alex, de 17 anos, bem conhecido dos torcedores do United. Casemiro viu Alex no treinamento de pré-temporada em Los Angeles, em julho, e empurrou a cadeira de rodas do adolescente na direção dos demais jogadores para que Alex pudesse encontrá-los.

Os passeios oficiais da United, administrados por um parceiro chamado Sportsbreaks, são mais caros que os passeios independentes, mas oferecem a comodidade de um passeio de um dia que exige apenas um dia de folga. Eles também incluem segurança e entrega. Nesta época do ano, quando as pessoas ainda aproveitam o sol do Mediterrâneo, também pode ser difícil conseguir voos charter.

Embora o United não viaje para todos os jogos, há torcedores que viajam com quem não joga há anos.

“Tudo estava bem, embora tenhamos notado que o voo atrasou 15 minutos”, disse Nield Snr. “Temos a tendência de reservar através do Sportsbreaks porque eles cobrem tudo. E, principalmente viajando com Alex e suas necessidades adicionais, eles separam tudo. É por isso que usamos o tour oficial do clube. Há segurança, todo mundo conhece Alex e geralmente é ótimo.

“Pode ser difícil viajar sozinho no dia de um jogo, por isso agradecemos quando um clube faz uma viagem. Reservamos uma viagem ao Bayern no ano passado, mas os voos atrasaram e perdemos a equipa. jogo, perdemos a juventude.

“Antes do voo para o Porto o ânimo estava elevado. Estávamos em um restaurante italiano. Nós nos chamávamos de “Terminal 2 Airport Reds”. Depois fomos informados de que havia um problema técnico com o voo que chegava de Roma. Ninguém ouviu falar da companhia aérea para usar – AlbaStar.”

Alex e John Neild (à esquerda) e amigos no aeroporto de Manchester (John Neild)

AlbaStar é uma empresa charter espanhola com cinco aeronaves em sua frota. As avaliações online da empresa são ruins – elas têm uma pontuação de apenas 1,8 em cinco na Trustpilot – mas são semelhantes às classificações de muitas companhias aéreas de baixo custo.

Às 7h06, os adeptos que tinham passado pela segurança uma hora antes receberam uma mensagem da Sportsbreaks que dizia: “Lamentamos informar que o seu voo para o Porto sofreu um atraso significativo devido a um problema técnico. partir de seu destino atual – Roma. No entanto, isso atrasará nosso horário de partida.

Duas horas depois, os fãs receberam outra mensagem.

“Estamos trabalhando duro com a companhia aérea para reprogramar o voo de Manchester. No entanto, neste momento, às 09h00, não temos informações sobre a hora prevista do voo.”

Às 09h43, os torcedores receberam mais uma novidade.

Horário de voo confirmado: 14h30. Hora de chegada confirmada: 16h50. Sabemos que este é um atraso significativo nos seus planos de viagem e que a maior parte do seu tempo hoje foi gasto no Aeroporto de Manchester. Assim que chegar ao Porto, o autocarro irá levá-lo ao estádio.”

As vítimas receberam vale para alimentação e bebida (sem álcool).

Um e-mail da Sportsbreaks também foi enviado, pedindo desculpas e dizendo que os fãs poderiam processar a companhia aérea por atrasos nos voos de acordo com a legislação da UE. A Sportsbreaks também disse que “processará um reembolso de 50% do custo da sua reserva. Isso representa 50% do custo de £ 489 da viagem oficial de um dia, para um reembolso total de £ 244,50”.

Às 13h49, os fãs receberam a seguinte mensagem: “*Atualização importante*. Voo AP1641 MAN — OPO. Por favor dirija-se ao portão interno B5. Muito obrigado. Intervalos desportivos”.

Os fãs foram então levados de ônibus para um AlbaStar 737 em uma parte remota do aeroporto. “Descobrimos que 15h era o ponto limite para o início do jogo”, diz Nield. “Estávamos sentados no avião esperando o voo às 14h45 e pensamos que era um voo. Depois das 15h, fomos informados de que eles estavam lutando para conseguir um assento fora do controle de tráfego aéreo de Manchester”.

“Eles encontraram um avião vindo da Itália”, disse Matthew Ratcliffe, que levava seu filho Eric, de 12 anos (também conhecido como Cantona), em sua primeira viagem à Europa. “Era para pousar às 13h45 e sair conosco às 14h30. Disseram-nos no aeroporto que o voo das 15h30 foi cancelado para nos levar ao Porto pela alfândega e entrar nos autocarros.

“Embarcamos no avião às 14h55 e passamos por todas as verificações de segurança habituais. Às 15h20, o piloto anunciou que não conseguiríamos assento dentro de 30 minutos antes das 15h45. Muitas vezes decidem descer do avião, mas dar os passos significa perder o lugar de espera, por isso, se alguém descer, toda a viagem é interrompida.

“Conseguiram vaga de voo, mas devido às condições meteorológicas não conseguiram vaga de aterragem no Porto durante mais 30 minutos, que era suposto decolar às 16h15. Passei mais de 9 horas no aeroporto e 90 minutos em um voo regular.”

Alguns torcedores do Manchester United chegando ao Dragão (Zohaib Alam – MUFC/Manchester United via Getty Images)

Às 17h, o “Manchester United” mandou uma mensagem aos torcedores.

“Lamentamos saber que sua visita ao Sportsbreaks.com foi cancelada hoje. Como gesto de boa vontade, na próxima semana iremos enviar-lhe um bilhete grátis para o jogo da UEFA Europa League contra o Bodo/Glimt (28 de Novembro). Obrigado, como sempre, pelo seu apoio contínuo, que é muito apreciado – você ainda será creditado pelo jogo.”

Eliot Hawkins estava no avião com seu pai.

“O mais frustrante para mim é que, por ser membro e não titular de ingressos para a temporada, os ingressos para jogos (no Reino Unido) são muito limitados.” Havia espaço no avião para Portugal para Hawkins e seu pai. Não que eles tenham chegado lá.

Sportsbreaks enviou um e-mail com um pedido de desculpas logo depois. John e Alex voltaram para casa 14 horas depois para uma viagem de um dia ao aeroporto de Manchester.

Atlético contatou a AlbaStar para comentar na quinta-feira e ainda não recebeu resposta. Atlético A Sportsbreaks foi contatada na tarde de sexta-feira, quando também solicitamos comentários do Manchester United. Um porta-voz do clube respondeu imediatamente: “O Manchester United lamenta muito a decepção dos torcedores afetados”. Eles receberão um reembolso total do nosso parceiro de viagens Sportsbreaks.com e um ingresso grátis para o jogo da Liga Europa contra o Bodo/Glimt como agradecimento por seu apoio contínuo ao clube.”

A notícia do voo cancelado foi divulgada na quinta-feira, mas muitos outros adeptos do United que pretendiam viajar para o Porto não conseguiram comparecer. Com menos voos diretos para a segunda maior cidade de Portugal do que Munique, Istambul ou Copenhaga, onde o United disputou jogos europeus na época passada, foram necessárias ligações e muitas não aconteceram.

Andy Valentine viajou de Manchester um dia antes do jogo.

“Saímos de Manchester numa terça-feira e tínhamos ligação para Barcelona às 21h”, diz ele. “O voo atrasou e atrasou. À 1h eles nos embarcaram – demorou uma hora para embarcar. Então eles disseram a todos para voltarem ao terminal. Depois disso, não houve mais informações. Dormíamos no chão em Manchester.

“Então voamos para Barcelona às 7h30. Perdemos a ligação para o Porto e a companhia aérea não nos enviou outro voo. Compramos um novo ingresso por € 220 (£ 184; US$ 241) e ficamos em Barcelona por um dia. Devíamos voar às 21:00. Ficámos uma hora sentados no avião quando nos disseram que íamos para Lisboa porque não podiam aterrar no Porto. Névoa. Os autocarros são organizados para nós de Lisboa para o Porto.

“Quando terminou o embarque, o capitão disse: ‘É um voo curto para Santiago de Compostela’. Todos se entreolharam confusos. Chegamos à meia-noite, mas não havia ninguém no aeroporto para nos avisar. nos deu 500 euros e alguns outros fãs pagaram. Ficamos no aeroporto de Santiago – a segunda noite no chão.

“Depois de algumas horas de sono estávamos a pensar em como chegar ao Porto quando chegou outro avião vindo de Belfast. Muitos torcedores do United estavam lá. Esses adeptos regressaram ao avião para seguirem para o Porto. Não fomos autorizados porque, em primeiro lugar, não tínhamos reserva naquele voo. Mudaram de ideias, deixaram-nos entrar e voámos 15 minutos – voámos para o Porto às 7 horas do dia do jogo. Quando chegamos lá dormimos duas horas; dormimos sete horas em três noites.

“O que aprendi com toda essa experiência é que pisos de concreto em aeroportos não são bons para dormir.”

Andre Onana aplaude torcedores do Manchester United no jogo (Eric Verhoeven/Sócrates/Getty Images)

David Pye, de Stretford, foi outro. “Devíamos voar de Manchester para o Porto via Paris na quarta-feira. Assim que as portas do voo para Paris se fecharam, todos receberam uma mensagem informando que o voo de Paris para o Porto estava cancelado. A companhia aérea nos alocou um hotel em Paris, perto do aeroporto.

A viagem de volta de Pai também atrasou e ele chegou às 5h do sábado – cinco horas atrasado. Panni, outro torcedor que viaja para casa e fora do United, não saiu de Paris no caminho. Ele tentou e não conseguiu se conectar com o Porto na jornada.

Atlético conversou com vários outros fãs que estavam seriamente atrasados ​​e tiveram que comprar novos voos. Alguns chegaram ao Porto, alguns chegaram a outras cidades europeias antes do tempo acabar.

Houve alguns pontos positivos. Os bilhetes para a secção United custarão apenas 40 euros, graças ao facto de a UEFA ter ouvido grupos de adeptos como o Football Supporters Europe (FSE) e ter implementado as alterações. Eles cairão para 35 euros para a Liga Europa e 50 euros para a Liga dos Campeões na próxima temporada. Os adeptos do United pagavam frequentemente entre 75 e 119 euros em viagens anteriores à Península Ibérica.

O jogo também não foi ruim – pelo menos para os neutros. Não que algum dos fãs da turnê fosse descrito como tal.

As muitas nuvens do Porto podem ter uma fresta de esperança para os adeptos que ficaram de fora. Embora nenhum dos torcedores vá apenas para o jogo, ainda não houve uma vitória na Europa – embora Harry Maguire tenha garantido que não fosse totalmente limpo.

(Foto superior: Zohaib Alam – MUFC/Manchester United via Getty Images)